terça-feira, 20 de outubro de 2009

19/10 - O mistério da Páscoa de Cristo: centro da vida cristã. Palestrante: Pe. José Cândido, PUC Minas

I. OS DADOS DA ESCRITURA

1. O CENTRO E O FUNDAMENTO DE TODA A VIDA DA IGREJA É O MISTÉRIO PASCAL, OU SEJA, O CRISTO MORTO E RESSUSCITADO DESIGNADO COM O SIGNIFICATIVO NOME DE KYRIOS CELEBRADO NA LITURGIA COM A EXPRESSÃO REPETIDA: "NOSSO SENHOR JESUS CRISTO".

2. A SAGRADA ESCRITURA EXPRESSA ESTA CENTRALIDADE E FUNDAMENTALIDADE DE VÁRIAS FORMAS.

A. 1 COR 3,10-11: SÃO PAULO SE REFERE A ISTO COM A EXPRESSÃO CIMENTO DAS NOVAS COMUNIDADES;

B. 1 PE 2,4-6: PEDRO SE REFERE À PEDRA ANGULAR, PEDRA DO NOVO TEMPLO ESPIRITUAL QUE ESTÁ SENDO CONTRUÍDO E QUE É A IGREJA;

C. 1 TM 2,5 / HB 8,6 / 9,15 / 12,24 CRISTO COMO MEDIADOR ÚNICO QUE INAUGURA UMA NOVA ALIANÇA NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (MC 14,24 E l COR 11.25).

D. A CARTA AOS HEBREUS TAMBÉM DESIGNARÁ CRISTO COMO SUMO, ÚNICO E ETERNO SACERDOTE QUE REALIZA UMA NOVA LITURGIA NA QUAL SE OFERECE UM ÚNICO SACRIFÍCIO E UMA ÚNICA OBLAÇÃO PARA A REMISSÃO DOS PECADOS DO MUNDO (HB 10,12 E 14) SACRIFÍCIO DO SEU PRÓPRIO SANGUE PARA UMA ETERNA REDENÇÃO.

3. O ANÚNCIO PASCAL É BÁSICO, O FUNDAMENTAL DA FÉ CRISTÃ COMO SE DEDUZ DA PREGAÇÃO DE PEDRO EM ATOS 2,14-36; 10,34-43; E DA PREGAÇÃO DE PAULO EM ATOS 13,17-41.

4. O TEXTO DA PREGAÇÃO DE PEDRO É REDAÇÃO DE LUCAS, MAS O SEU CONTEÚDO O PRECEDE E REMONTA DIRETAMENTE AOS APÓSTOLOS. ESTE NÚCLEO CENTRAL É CONCISO E RECORRENTE EM TEXTOS MAIS ANTIGOS COMO 1 COR 15,3-5. ESTA É A SUA FÓRMULA BÁSICA:
VÓS LEVASTES À MORTE JESUS, MAS DEUS O RESSUSCITOU (AT 2,23/3,13/4,11/5,30). ISTO ACONTECEU SEGUNDO A ESCRITURA (2,25-31 / 3,18 / 4,11) E NÓS SOMOS TESTEMUNHAS (2,32-36 / 3,15-16 / 5,32).

5. TODO ISRAEL É CONVIDADO A OUVIR ESTE ANÚNCIO E SE CONVERTER ÀQUELE DEUS VIVO "QUE FALARA OUTRORA AOS NOSSOS PAIS" (AT 3,13) QUE SE VOLTOU COM BENEVOLÊNCIA AO SEU POVO CUMPRINDO AS PROMESSAS FEITAS E ENVIADO O DOM DO ESPÍRITO ESPERADO.

6. ESTE ANÚNCIO FUNDAMENTAL PODE SER EXPRESSO COM A SEGUINTE TESE: A IGREJA APOSTÓLICA TEM CONSCIÊNCIA DE SER A COMUNIDADE MESSIÂNICA DOS TEMPOS DERRADEIROS, CONGREGADA PELA FÉ EM JESUS CRISTO MORTO E RESSUSCITADO DO QUAL OS DOZE SÃO AS TESTEMUNHAS QUALIFICADAS E AUTORIZADAS.

II. ALGUNS TÓPICOS

1. A PÁSCOA DE JESUS REVELA QUEM ELE É E QUAL O SIGNIFICADO DA SUA VIDA E MISSÃO.

2. A PÁSCOA DE JESUS É O PONTO MÁXIMO DE TODA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO DESDE A CRIAÇÃO. TODO ANTIGO TESTAMENTO NADA MAIS É DO QUE PREPARAÇÃO, ANÚNCIO E PROMESSA.

3. A IGREJA POSTERIOR É A REALIZAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO ATÉ SUA VINDA: ANUNCIAMOS...

4. TODA RELIGIÃO TEM UMA HIEROFANIA FUNDANTE. A HIEROFANIA FUNDANTE DO CRISTIANISMO É CRISTO MORTO E RESSUSCITADO.

5. AS CONSEQUÊNCIAS PRÁTICAS DISTO PARA A VIDA DA IGREJA:

A. LITURGIA - CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO: O ÚNICO SACRAMENTO.

B. MORAL - VIDA CRISTÃ, VIDA NO ESPÍRITO DE CRISTO RESSUSCITADO.

C. PIEDADE - DEVOÇÃO CENTRAL DO CRISTÃO É CRISTO, NADA MAIS QUE DELE NÃO DECORRA.

D. PROFISSÃO DE FÉ - CRISTO E SEU MISTÉRIO. NÃO CREMOS PRIMEIRAMENTE EM DEUS MAS EM CRISTO E NELE RECONHECEMOS E ADORAMOS A TRINDADE.

E. IGREJA É A CONTINUAÇÃO DA ENCARNAÇÃO DO VERBO E ATUALIZAÇÂO DO MISTÉRIO PASCAL NA HISTÓRIA.

F. A IGREJA EXERCE VISIVELMENTE O PROFETISMO. O PASTOREIO OU REALEZA E O SACERDÓCIO DE CRISTO EM FAVOR DA SALVAÇÃO DE TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário